Para entender a lei de Ohm é preciso compreender três conceitos: voltagem, corrente e resistência.

Este não é exactamente um “tutorial”, mas mesmo sendo informação básicas, saber sobre este tópico é extremamente importante. Sistemas de áudio tem muitos conceitos baseados na engenharia eléctrica. Electricidade é um tópico bastante complicado, mas uma das suas regras mais práticas – A Lei de Ohm – não é.

Voltagem

 É a medida potencial eléctrico. Voltagem é o que motiva os elétrons a se moverem através da superfície de um condutor, mas ela não descreve o movimento em si – somente o potencial para este movimento, ou a “pressão”, como normalmente é dito quando se compara electricidade a um cano de água. A unidade de medida da Voltagem é o Volt.

Corrente

 É o número de elétrons que se move pelo condutor durante um período de tempo. Esta é uma medida do fluxo de elétrons. A unidade de medida da Corrente é o Ampere.

Resistência

É propriedade que um material tem de oferecer um elétron livre ao seu vizinho. Elétrons dentro de um condutor movem-se saltando da órbita de um átomo do material para outro. Resistência é medida em Ohms. A Lei de Ohm diz que a corrente é diretamente proporcional a voltagem, se a resistência for constante.

Corrente = Voltagem/Resistência

Memorize esta fórmula e poderá matematicamente descobrir a voltagem, corrente ou resistência se tiver os valores das outras duas medidas. Assim conseguirá entender o fundamental de circuitos básicos de muitos tipos de dispositivos eléctricos. Por exemplo, se num circuito hipotético com um fio de resistência de 3 Ohm ligado do terminal positivo ao negativo de uma bateria de 9 Volt, sabemos os valores de voltagem e resistência, então precisamos achar a corrente. Neste caso, a corrente é igual a 9/3 ou 3 Amperes. Aumentando a voltagem em 100% e a corrente vai aumentar proporcionalmente: 6 amperes e 18 volts

Usamos cookies para assegurar a melhor experiência
de navegação no nosso website.
Consulte a nossa Política de Privacidade.