Agora que já sabe tudo sobre a Lei de Ohm, tenho a certeza que gostaria que existisse algum dispositivo que pudesse dizer a voltagem de uma bateria ou de uma fonte de energia. A corrente em um circuito ou a resistência em um fio. Para sorte nossa esse dispositivo existe, e é chamado de Multímetro.

Com o entendimento da Lei de Ohm e o manual de uso do seu medidor, vai estar fazendo medições em poucos minutos. Existem também diversos tutoriais on-line de como usar o dispositivo.

Multímetros não são apenas para iniciados no lado negro da força e engenheiros. Um multímetro é uma ferramenta indispensável para procurar problemas com cabos. Como ouvimos dos melhores engenheiros da actualidade, um cableamento mal feito ou defeituoso e o principal culpado por degradação do sinal de áudio e/ou RF. Às vezes, danos nos cabos podem ser praticamente invisíveis a olho nu. Os cabos também podem funcionar mas sem que chegue ao seu melhor desempenho. Uma maneira de avaliar um cabo que apresenta um baixo desempenho é verificar a sua resistência.

A maneira mais rápida de diagnosticar um cabo que apresenta falhas seja ela intermitente ou contínua, mas sem sinais visíveis de danos é usar a função de continuidade de um multímetro, o que fazemos no vídeo a seguir. Neste caso, o ohm-meter (uma das muitas ferramentas em um multímetro) não revela um curto-circuito, porque neste caso ele não existe mas pode denunciar a intermitência do seu funcionamento. Em vez disso, usamos o multímetro para demonstrar o quão frágil cabo coaxial pode ser – mas a demonstração do multímetro ainda é útil.

Usamos cookies para assegurar a melhor experiência
de navegação no nosso website.
Consulte a nossa Política de Privacidade.