Existe uma infinidade de modelos de microfones para estúdios de gravação de muitas excelentes marcas. Os modelos aqui citados são os mais frequentemente encontrados em grandes, médios e pequenos estúdios, devido à sua qualidade, versatilidade,relação custo/qualidade ou outros factores.
Se o seu home studio ainda é básico, sem tratamento acústico, este não é o momento apropriado para adquirir uma colecção de microfones para todas as finalidades. Neste caso, o uso de um bom microfone de membrana larga e dois ou tres microfones dinâmicos, desses que se usam nos palcos, pode ser uma solução.
Dinâmicos e, portanto, pouco sensíveis a sons mais distantes, além de unidirecionais (cardioides), esses modelos compensam bastante a ausência do isolamento e do tratamento acústico. Econômicos em relação à qualidade, permitem a poupança para os próximos investimentos.
O estúdio de médio porte pode adoptar, para uso geral, um bom modelo de condensador que sirva para captar vozes e instrumentos como guitarras acusticas, além de um dinâmico para os sons mais agressivos ou de maior pressão acustica.
Para o pequeno estúdio com isolamento e algum tratamento acústico, surgiram nos últimos anos muitos modelos de microfones de condensador com um custo razoavel.
Para home studios maiores, a aquisição de microfones segue a sua própria vocação. Gravar bateria, por exemplo, exige a compra de um kit de microfones específicos, além da necessidade de uma sala especial para a sua captação. Também por isso a maioria dos home studios opta pelo uso de baterias virtuais e de loops. è claro que a utilização de loops e samples não é a melhor escolha para quem pretende um resultado final de grande qualidade.
Qualquer que seja a sua escolha, lembre-se que o mais importante é sempre o posicionamento do microfone e da fonte sonora durante a captação.
Na próximo artigo vamos referir os microfones mais usuais para cada tipo de instrumento.