Os microfones de membrana larga são os mais apropriados. Os mais usados nos estúdios comerciais são RODE NTK e AKG C414XLS Vários modelos da Behringer, da Samson e da Rode, entre outras fábricas, são alternativas usuais para um home studio de porte médio. O microfone deve ficar sempre no suporte, com suspensão própria e uma tela para filtrar o som e barrar a emissão mais forte de ar, que causa o indesejável “puf” ou “pop” na gravação. A distância ao microfone de membrana larga varia de acordo com a potência vocal do cantor, geralmente entre uns cinco e uns trinta centímetros, à altura dos olhos ou um pouco abaixo.
Usando um microfone dinâmico (no pequeno estúdio), devemos posicioná-lo a 45 graus da boca do cantor e a distância será de um a cinco centímetros.
Após a afinação e equilibrio inicial do som pretendido não devem ser feitos outros ajustes de volume durante a gravação. Toda a dinâmica fica por conta do cantor e de seu posicionamento diante do microfone. Os demais ajustes só serão realizados posteriormente na mistura final. Caso ocorra um pico excessivo ou clip no sinal de áudio durante a gravação, devemos interrompê-la. Observamos onde ocorreu o pico (no preamp, no canal da mesa, na placa de som ou no retorno), corrigimos o nível e reiniciamos a gravação.